Conheça algumas das estratégias que as aranhas utilizam no seu dia a dia para atraírem suas presas e sobreviverem no ambiente selvagem. São verdadeiros superpoderes da vida animal. Confira:
Se você tem medo de aranhas é melhor tomar cuidado. Esses artrópodes estão em todos os continentes e provavelmente tem um aí na sua casa ou muito próximo a ela. Nós já falamos aqui na Fatos Desconhecidos sobre algumas curiosidades que poucas pessoas sabem sobre esses bichos que causam tanto medo nas pessoas.
As aranhas são referência frequente na arte e mitologia, simbolizando paciência, crueldade e criatividade. A seda e os compostos químicos presentes no veneno das aranhas são considerados como potenciais fontes de matéria prima para aplicações nanotecnológicas e outros usos no campo da engenharia dos materiais e para a preparação de medicamentos e biopesticidas. Apesar da elevada prevalência da aracnofobia, apenas a picada de cerca de 30 espécies das mais de 40 000 existentes é considerada perigosa para os humanos.
Conheça agora alguns dos “superpoderes” que algumas aranhas tem:
Clones
A Cyclosa mulmeinensis é uma espécie de aranha nativa da região da Indochina, capaz de criar “clones” de si mesma para despistar seus predadores. Ela utiliza cadáveres de insetos e seda para forjar o clone e enganar as vespas que tentam ataca-las. A aranha de jardim também cria clones mas de flores. Assim, ela consegue fazer com que os insetos sejam atraídas para dentro de suas teias.
Aranhas Bolas
São algumas aranhas que foram uma espécie de teia em formato de bola para atacar mariposas. Elas prendem essas bolas de teia super grudentas e as balanças para atacar seu possível almoço. A presa geralmente é atraída pelos três ferormônios que elas produzem para atrair os machos. Elas tem comportamento noturno. Como se não fosse o bastante, esses artrópodes imitam os olhos de mariposa em suas costas para enganar com facilidade suas vítimas.
Cospem veneno
As aranhas lince vivem sobre a folhagem de plantas e em flores, sendo capazes de correr e saltar facilmente e o mais perigoso: cospem veneno similar às cobras. Apesar de terem 1,27 centímetro, elas são verdadeiras predadoras. O veneno não é fatal para humanos mas pode causar efeitos colaterais graves por alguns dias.
Aranhas cuspideiras tem um comportamento parecido mas não venenosas para humanos. Elas têm glândulas expelidoras que produzem uma substância pegajosa. Elas expelem o veneno na presa, movendo suas cabeças de um lado a outro para cobrir completamente a presa enquanto expelem o veneno. Essas aranhas também são únicas porque têm apenas 6 olhos.
Cambalhotas
Na luta pela sobrevivência vale tudo. A aranha da roda dourada pode não ter o método de fuga mais digno, mas as cambalhotas são eficazes. Aproveitando as dunas íngremes do deserto em que vive, essa aranha, quando ameaçada, enrola suas pernas em volta de seu corpo para se transformar em uma bola e rolar ladeira abaixo para segurança.
Coloração
A coloração torna difícil o reconhecimento da posição do animal, já que ele apresenta um padrão de cores semelhante ao ambiente em que vive, o que faz com que o predador não o encontre. Muitos representantes da família Theraphosidae, que incluem as tarântulas, possuem cerdas urticantes no abdome e usam suas pernas para soltá-las quando ameaçada. O contacto com estas cerdas causa irritação intensa mas não há evidência de que carreguem veneno.
Imitadoras
Aranhas que mimetizam formigas desenvolvem abdomes mais finos e falsas cinturas no cefalotórax para mimetizar os três tagmas das formigas. O primeiro par de pernas mimetizam as antenas e o corpo é coberto de pelos reflectivos, mimetizando seu corpo lustroso. Também mimetizam o andar em ziguezague das formigas e as aranhas que são saltadoras deixam de saltar.
A mimetização, além de estratégia de captura de alimento, também funciona como protecção contra predadores de aranhas que reconhecem as presas pela aparência. As aranhas do género Amyciaea, quando estão caçando, atuam como uma formiga morrendo para atrair as formigas operárias. Após matar uma formiga, a aranha segura o corpo da presa entre ela e o grupo de formigas atraídas para evitar ser atacada.
0 comentários:
Postar um comentário